Marketing pessoal ou mão na massa?

Fugindo um pouco o informatiquês padrão que tenho articulado por aqui mas não fugindo muito do ambiente de trabalho, tenho visto algumas comportamentos que não andam me agradando muito.

O problema que tenho visto é que algumas pessoas se preocupam demasiadamente com seu marketing pessoal e acabam não se tornando funcionários muito produtivos. São pessoas que falam muito e fazem pouco.

Não vejo problema algum em se manter “na mídia”, quero deixar isso bem claro. Vejo problema nas pessoas que se utilizam disso para ter sucesso profissional e nas pessoas que se deixam levar nesse “lero-lero” e as contratam mesmo assim.

Tive um excelente colega de trabalho, Bruno Pereira, que vira e mexe está escrevendo artigos para Java Magazine. É um excelente profissional e com certeza terá sucesso profissional por saber dosar seu esforço em ambas as áreas, marketing pessoal e desenvolvimento.

Esse tipo de profissional que deve ser observado e valorizado, não esses “profissionais” que vivem querendo contar vantagem com o esforço alheio, pra não falar de outra forma mais grosseira! É, “…. com o dos outros” mesmo que queria dizer!

E tenho dito! 🙂

Tags: , , ,

2 Respostas to “Marketing pessoal ou mão na massa?”

  1. Gabriel Galvão Says:

    Ótimo artigo!

    Pelo que vejo, ele está direcionado a quem usa erradamente o marketing pessoal, resumindo-o a técnicas de promoção pessoal sem base real. O marketing pessoal, quando bem feito, basea-se principalmente no trabalho real e comprovadamente efetivo dentro de uma organização.

    Se uma pessoa pode ser considerada chata ao praticar marketing pessoal com base em seus resultados, imagine quem faz isso mentindo ter realizado essa ou aquela tarefa?

    Abraços!

    • nelsonhochman Says:

      Gabriel, a questão é exatamente essa: gente que SÓ pratica o marketing pessoal, sendo que grande parte do que diz é MENTIRA!
      E o pior é ver gerentes e grandes empresas de olho nesse pessoal!
      Uma pena que seja assim!
      O que acho que realmente todos os desenvolvedores/programadores devem ter essa preocupação de saber como mostrar o seu trabalho e não ficar se escondendo atrás do monitor!
      Obviamente deve ser feito com parcimônia, é claro!
      Abraços

Deixe um comentário